quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Estoril, 10 de Abril de 1988

Nas SBK Manuel João conseguiu rapidamente destacar-se, não permitindo que José Pereira, a fazer a sua primeira corrida em SBK, aprendesse com o seu exemplo. Não demoraria contudo muito até chegar à vitória. Na terceira posição Pedro Batista e em quarto lugar Laranjeira, com uma moto ainda por preparar.


A prova de 80 cc não teve grande história. Avelino Arvela arrancou na frente a controlou a corrida. O Manuel Duarte rodou na segunda posição inicialmente mas teve problemas mecânicos que o fizeram gradualmente descer na classificação geral. Acabou por ficar Rui Vieira na segunda posição, seguido por Tózé Monteiro.


O troféu Lubritex em '88 passou a ter apenas uma manga, beneficiando da chegada do troféu Yamaha para engrossar a lista de participantes. A emoção e a luta pela primeira posição mantiveram-se, tendo Joaquim Cidade iniciado o troféu da melhor maneira ao vencer de forma autoritária, apesar da luta que teve por parte de Carlos Arsénio e de Pedro Vizela



Para substituir a tradicional segunda manga do Lubritex foi criada uma nova classe, a de 125 Livre, permitindo que se modificassem alguns elementos mecânicos. Costa Paulo aproveitou da melhor forma a performance da sua Gilera e venceu sem oposição, tendo terminado no segundo posto Joaquim Cidade e no terceiro lugar Rui Esteves. 



Teve lugar nesta prova a primeira de muitas edições do Troféu Yamaha. Carlos Arsénio foi o natural vencedor, Jorge Dias ficou em segundo e Ventura classificou-se em terceiro, depois de um acesso despique. Fantástica a parte final do filme, ouvindo-se os comentários dos pilotos com o Sr. João Pissara a conduzir a Citroen Mehari durante a volta de honra ao Autódromo.



3 comentários:

  1. Boas tardes,

    Em tempos verifiquei que o Alberto tem gravações em que o meu pai aparece.

    Como o meu último nome indica é o Avelino Arvela, que participou em vários campeonatos nacionais de 80 cm3, trofeu lubritex 125, 125 livre com uma Aprilia 125.

    Saliento que o meu pai ficou emocionado ao "rever-se" isto tudo graças a si.

    Em nome da "familia" Arvela o nosso obrigado.

    Gostaria de saber se para além dos videos que já visualiza-mos aqui se tem mais em seu poder e eventualmente fotos.

    Se possível gostaria de saber como chegar ao seu contacto, deixando já o meu 965342709 ou email aarvela@finibanco.pt

    Deixei "link" de um video que tenho no youtube de uma exposição de motos em Albufeira (mais propriamente em Ferreiras) em que aparece uma TZ 350 e uma Casal de 80 que o meu pai correu.

    http://www.youtube.com/watch?v=mTKleZIQOyo

    ResponderEliminar
  2. Eu estive lá com uma vespa rall 200 e ganhei a prova , recordo com muita saudade certas pessoas que lá estavam . . . Um grande bem-haja aos que já partiram e um grande abraço aos que ainda cá estão. M. Espinho

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto seria possivel incluir aqui também ( se tiver) a prova do troféu scooter?
    Muito obrigado por me ter oferecido estes momentos de saudade e grande nostalgia mas de uma honrra e de um orgulho em ter partilhado esta pista com tantos ilustres pilotos ( P. Vizela, Arsénio, M João, etc ) eu era apenas um gajo que andava todos os dias de mota.
    Bem-haja por tão grande partilha.
    mespinho7@gmail.com

    ResponderEliminar