segunda-feira, 12 de setembro de 2011

RD 350 - Finalmente a corrida!

Os treinos efectuados ofereciam alguma segurança mas eram muitas as incógnitas para a corrida. A suspensão responderia bem ao novo óleo, o motor aguentaria, os adversários baixariam o tempo? Para baralhar tudo a previsão meteorológica para os treinos era de chuva, e foi assim que começaram. Curiosamente, apesar de estar apreensivo, não senti dificuldades, e fiz o melhor tempo, sendo mais rápido 3,1 s que o António Machado, que ficou em segundo. A segunda sessão de treinos serviu apenas para verificar se estava tudo bem e, sem esforçar, baixei ligeiramente o tempo, suficiente para garantir a pole, com o Hermano Sobral atrás a apenas 0,3 s. Na grelha de partida tinha a certeza que perderia algumas posições no arranque, mas estava determinado a passar em primeiro na primeira volta. A tarefa acabou por ser facilitada pois o André Caetano e o Hermano Sobral discutiram demasiado a entrada na primeira curva e atrasaram-se, aproveitando eu para os passar e tentar ganhar logo alguma vantagem. As suspensões nas primeiras voltas estavam boas e permitiram-me atacar, fazendo logo na segunda volta o melhor tempo da corrida e criar um fosso desmoralizador para os restantes, de quase onze segundos à passagem pela terceira volta. Depois foi só manter o ritmo, apesar de já estar a desesperar com o comportamento da roda da frente e com o falhar do motor a meio das curvas. Obrigado aos amigos pela ajuda e incentivo, ao Nicolau pela pachorra em me aturar e simultaneamente  conseguir resolver uma parte importante dos problemas, e ao Sr. Porfírio, do CAM, cujas facilidades concedidas ao longo dos últimos quatro meses foram determinantes para obter este resultado.

2 comentários:

  1. Olá,

    Já tinha visto no Facebook a vossa página e fiquei curioso pois eu sempre tive algum interesse em participar numa competição de velocidade.

    Eu e o meu irmão possuímos algumas pérolas a 4T ( Honda CBR 250RR ) e a 2T ( Yamaha RD 500 V4, Suzuki RG 500 Gamma, Honda RS 250R, Aprilia RS 250, Yamaha RD 350 ) que poderá ver mais informação / vídeos / fotos em http://www.racingsm.org.

    A minha questão é, estive a ler os regulamentos para o Troféu de Clássicas e nenhuma das nossas motas aparentemente se adequa ( são todas de 1985 para cima ).

    Eu pessoalmente teria interesse em participar com a minha Honda CBR 250RR ( 1991 com 47 cv em dyno e 155kg ), mas para além do ano não ser válido segundo os regulamentos, há outros aspectos que me parecem não permitir a inscrição numa das várias classes do Troféu de Clássicas.

    Acho que a classe C1 seria a indicada para a CBR 250RR, mas o ano máximo permitido é 1983, não permitem travões de disco etc etc ...

    Pode dar-me algum feedback sobre esta questão ?

    1 abraço

    Pedro Baeta
    www.racingsm.org

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro Baeta,
    Aconselho-o a visitar o site da FMP para consultar o regulamento das clássicas.
    http://www.fmportugal.pt/artigo.asp?cod_artigo=178173
    A sua RD 350 pode ser de '85, mas se for do modelo que começou a ser feito em '83, nomeadamente a versão 31K, então já pode correr. Se for a F2 é que não.
    Quanto às outras, mais ano menos ano vão poder correr, como tal, pode começar a preparar as motos!

    ResponderEliminar