sábado, 10 de abril de 2010

Trofeu Lubritex - 27- 6 -87

O Trofeu Lubritex foi o momento de viragem do motociclismo de velocidade em Portugal. Apareceu na altura certa, com o mercado a renascer depois de nove anos de contingentação. Foi bem organizado, sendo a equipa responsável liderada pela Ana Matias, a luta pelas primeiras posições era grande e rapidamente se transformou na corrida mais importante da tarde. Atraiu uma enorme atenção dos media, principalmente da televisão, proporcionou um retorno alucinante à Lubritex (uma empresa de vendas em grupo) e conseguiu convencer as marcas a participarem oficialmente na competição. Cada prova era composta por duas mangas, sendo a classificação final definida pelo somatório das duas corridas. Na primeira manga Costa Paulo levou a melhor (mas caiu na seguinte)  e na segunda manga Carlos Arsénio venceu, desforrando-se da queda na anterior. No somatório das duas quem levou a melhor foi Miguel Franco de Sousa, seguido por Miguel Geraldes e por Avelino Arvela. Algumas das imagens foram feitas pelo meu amigo Jorge Lopes.



A prova de 80 cc foi dominada por Alexandre Laranjeira, seguido por Avelino Arvela. Tó-Zé Monteiro, que teve problemas mecânicos nos treinos, ainda lutou pelo último lugar do pódio mas Rui Vieira conseguiu segurar a posição. 



A prova de SBK foi bastante disputada entre Manuel João e Alexandre Laranjeira, pelo menos enquanto a caixa de velocidades da Suzuki aguentou.


14 comentários:

  1. Muito bom Tinho!

    O Pedrinho e eu estivemso aqui bem divertidos a ver o teu video!

    ResponderEliminar
  2. É só fotos dos gajos de Bila Real, carago!

    ResponderEliminar
  3. Que saudades desses tempos.
    Que saudades do meu amigo Arsénio......
    Obrigado Alberto.

    ResponderEliminar
  4. Alberto Pires, o meu muito obrigado por partilhares este video. Posso dizer k foi com grande emoção k o vi do início ao fim...ainda me lembro dessa corrida como se fosse hoje, lembro-me de tar na bancada a puxar pelo Arsénio(para mim, o melhor piloto de sempre)!!
    Primo Carlos nunca te eskecerei, obrigado pelos bons momentos k me proporcionaste, até sempre.
    carlos filipe

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, foi com muita surpresa que eu encontrei este video.
    Tem mais videos do trofeu lubritex? O meu irmao correu neste trofeu.
    Obrigado

    Ricardo Vizela

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me bem do teu irmão, era um do pilotos da frente. Tenho o trofeu todo gravado. Vou colocando os filmes assim que puder, já que estou a editar novamente as imagens.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado, fico a espera.
    Eu era muito pequeno,mas o meu outro irmao Nuno, ainda foi a corridas com o Pedro.

    Mais uma vez, obrigado.

    Ricardo

    ResponderEliminar
  8. Tinho

    És o maior!!!
    O TROFÉU LUBRITEX... de que te foste lembrar.
    Parecem palavras mágicas e quem o viveu como nós saberá bem de que estou a falar.
    Só tu para nos fazeres reviver estas recordações e trazeres emoções tão longínquas, mas tão saborosas.
    Que saudades me trouxeste: tu, o teu irmão, o Cardoso, o Costa Paulo, o Zé Pereira, o Carlos "das motas", as panelas INCO lembras-te?)... o ED em Albergaria, eh eh e todos os demais (da "bila" ou não)... gostei imenso de reviver aqueles tempos.
    Ficamos a aguardar mais recordações.
    Não posso deixar de prestar uma homenagem a todos aqueles que partilharam aqueles momentos tão intensos e que infelizmente já não estão entre nós...

    Bem hajas.

    RE

    ResponderEliminar
  9. O troféu Lubritex foi um marco na história do motociclismo, em 1º Lugar pelo público entusiasta que atraiu, em 2º lugar pelos inúmeros pilotos que cativou, muitos, e muito bons! (honra a todos eles, em especial aos que se despediram em Cima de uma Moto - Miguel Geraldes, Carlos Arsénio, Pedro Vizela, e Manuel Tomé -este em prova.), e em Último… pelo feito daqueles que por obras valorosas se vão da Lei da morte Libertando, que acreditaram e conseguiram pôr em prática os seus ideais, sabe-se lá com quantos entraves e dificuldades enfrentados: Ana Matias, António Lopes, H. Sande e Silva,…Etc. Os Vossos nomes ficarão para sempre registados nos Anais da História deste país, em particular do Motociclismo de velocidade.
    O Verdadeiro registo desta história é memorável, e só pela tua ousadia e crer perdurará no tempo - foste tu Aber…“Tinho” que o documentas-te e só o teu “Feito Histórico”, só a tua Verdadeira “OBRA” nos tornará a todos nós menos mortais. Vila Real tem um “Manoel de Oliveira” do motociclimo, com as inúmeras provas que por ti nos são mostradas! Bem-hajas! As gerações futuras, agradecer-te-ão tão valoroso legado!
    Ao público deste país em Geral retribuo aqui todas as V. palmas, em especial ao meu, o fervoroso público de Vila Real. Este brinda os seus pilotos com um fervor tamanho, que ultrapassa qualquer clubismo futebolístico. Ainda hoje sinto que As minha vitórias foram Vossas também! GANHAMOS O TROFÉU LUBRITEX!; AÍ! VALENTES! Aos… pilotos da “casa” : Luís Cardoso, Rui Esteves, João Ferreira, Francisco Capelas, Vitor “Timpeiras”, Mário Matos, Eduardo Miro, e outros mais os meu respeito pelo vosso mui bom desempenho!
    Para sempre grato a todos vós… Costa PAULO(filho! CLARO!).
    Termino, com respeitosa vénia, a todos os grandes pilotos que no circuito de Vila Real brilharam, e de entre todos nós, uma de mui respeito e admiração para a Estrela Maior, aquela que lá no céu, (entre tão grande constelação) agora mais brilha!.. . Manuel Fernandes de seu nome, e,… o seu nome por si só, já diz tudo o que eu poderia dizer! Um, simples OBRIGADO MANUEL!... por nos dias de prova NOS reafirmares Vila Real Alegre! E essa alegria, que variadas vezes nos deste, saiu do teu do sempre grande Arrojo transmontano! Viva Manuel Fernandes! Manuel Fernandes SEMPRE … nas nossas memorias!

    ResponderEliminar
  10. Foi com grande emoção que vi estes videos, que me fizeram recordar os melhores anos da minha vida. Lembro-me de cada corrida, de cada momento, de cada pormenor, de estar nas bancadas ou na partida com o chapéu na mão, sempre com grande orgulho e a puxar por aquele que era para mim o "maior", o meu irmão, CARLOS ARSÈNIO. Queria agradecer-lhe por recordar aqui, aqueles que foram os melhores tempos do motociclismo no nosso país, em que se enchia o Autodromo ou qualquer cidade por onde passassem. Queria também relembrar dois grandes pilotos, que conheci, o Miguel Geraldes e o Pedro Vizela, também eles amigos do meu irmão e que infelizmente se despediram de nós no mesmo ano.
    Mano, a ti, nunca te esquecerei, continuas sempre no meu coração, tenho muitas saudades tuas, serás sempre o meu campeão.
    Carla Arsénio

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigado a quem pÔs estes videos aqui.. o meu pai foi e será eternamente o meu campeao só tenho pena de o cruel destino nao me o tenha apresentado pois quando nasci ele infelizmente ja tinha partido para outra corridas mas desta ves sem volta.. pois faleçeu um mês antes do meu nasciemnto.. mas mais uma vez agradeço por terem colocado estes filmes aqi e aos amigos q nunca o esqueçerem nao só por ele ser um bom motociclista mas como tambem por ser uam boa pessoa pelo que a minha familia diz.. apesar de o nunca ter conheçido sinto muito orgulho nele.. sei que esteja ele onde estiver estará certamente a olhar por mim.. amo te pai nunca te esqueçrei o meu campeao sempre Carlos Arsénio




    Cátia Arsénio 26.10.2011

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por nunca esquecer aqui entrei novamente e vi e reli novamente, apanhei este teu post de surpresa pois não o tinha ainda lido e fiquei mudo, sem saber o que dizer, num flash se recordam tantas coisas.........
      Ainda hoje passados os anos que passaram as lágrimas teimam em cair de forma silenciosa.

      Carlos, onde estiveres, uma vez mais peço que olhes por todos nós, e sei que me tens safado de uns grandes trapézios.

      Até um dia.

      Eliminar
  12. Foi com muita emoção que voltei a poder rever o Vizela, neste trofeu, tinha uma "cassete" com esta corrida, mas os irmãos ficaram com ela, agora tive a oportunidade de voltar a vê-lo. Muito obrigado por tudo, principalmente porque o meu filho e do Vizela, o viu!!!
    Ana Maria Vizela

    ResponderEliminar